quarta-feira, junho 20, 2007

 

Livros que ando a ler

Num post que a Tuxa escreveu os livros que anda/andou a ler nomeava 5 pessoas para fazerem o mesmo (sim, LER!) sem mencionar nomes ou blogs. Aqui a chiqui, que como e mesmo uma infeliz, ta sempre na esperanca que alguem a nomeie para alguma coisa (so para poder dizer, nao vou nada fazer isso! que parcoice tao grande! :)) clicou numa palavra e vim ter ca ao blog.

Acho que quer dizer que a tuxa passa o desafio a moi, mas se assim nao for, paciencia, porque me apetece dissertar sobre os livros que ando a ler...


KITCHEN CONFIDENTIAL (Anthony Bourdain)


Adorei este livro, que terminei na segunda-feira. O Tony (para os amigos) e um chef americano, que tem o seu proprio programa de televisao, onde viaja por todo o mundo e come as coisas mais incriveis que voces possam imaginar. Para alem do programa ser fantastico, o Tony tem um estilo bad boy/nice boy ... um borracho de cabelos grisalhos!

O livro e uma especie de auto-biografia. New York nos anos 70, 80. A sua escrita e simples, inteligente, e muito divertida. Recomendo.



THE BROOKLIN FOLLIES (Paul Auster)


Este estou quase a terminar (tenho a mania de ler 2 livros ao mesmo tempo).
Paul Auster e um dos meus escritores favoritos. Desde que me tornei numa leitora "de verdade", ainda adolescente, que os livros dele me acompanham. Quando ele foi a Portugal, a cerca de 3 anos atras, fui ve-lo a Culturgest. Uma sessao de leitura, perguntas e respostas, no fim um autografo no livro de Auster que eu mais gosto "No pais das ultimas coisas". E fiquei a gostar ainda mais dele.

E um livro muito bom. E descobri que ler Auster em ingles e ainda melhor...


O ESTRANGEIRO (Albert Camus)




Um dos livros da minha vida. A primeira vez que o li, fi-lo de um folego so. Numa noite. De vez em quando gosto de o reler. Quando preciso relativizar a minha vida.

Reli-o recentemente. Faz-me sempre repensar. Tudo.





ONDE A TERRA ACABA/FROM THE EDGE (Contos Portugueses)



A minha mae comprou este livro para o MAD. E um livro bilingual, de contos de autores portugueses. Gosto muito de livros de contos, de historias curtas e incisivas.

Ambos adoramos o livro.





POESIAS COMPLETAS (Mario de Sa-Carneiro)


Lembro-me perfeitamente quando a minha mae comprou este livro. Do momento em que o pos na estante. Estranhas estas nossas memorias selectivas...
E de como eu gostava, de vez em quando, de o folhear ao acaso.

O ano passado enquanto vagueava pela FNAC reencontramo-nos. Trouxe-o comigo. Vive agora na minha mesa de cabeceira. As vezes leio um poema seu mesmo antes de dormir, na esperanca que me inspire os sonhos...

Etiquetas:


Comments:
Que aconteceu a este post, tá um cadito estranho... hummm!!!

Ò minha Chiqui eu sabia que eras uma gaja inteligente, a ler tantos livros ao mesmo tempo. Aqui a cabeça loura ainda consegue ler 2 máximo dos máximos 3, mais que isso e já começo a confundir as histórias, hehehe..

Beijinhos grandes
Pupuce e David
 
Pois que era isso mesmo! Estavas mesmo nomeada e ja estava a pensar que ia levar "banho"... é que para mim a parte mais interessante disto é alargar a minha lista de livros a ler... seguindo as sugestões dos autores dos blogs que visito e gosto, nomeadamente a Chiqui. Dos teus 5, dois foram acrescentados a minha lista... Bjj
 
Pupuce,
o que aconteceu foi que tu es muito rapida, e a chiqui um bocado atrofiada a postar...
Nao lestes bem o post!! so leio 2 ao mesmo tempo...
bjos para ti e um enorme para o david

Tuxa,
nao levaste banho nenhum! eu so nao tinha a certeza se era mesmo eu... quais e que gostaste?
 
Eras mesmo... so que em vez de colocar os nomes, fiz hiperligação para os blogs respectivos...
Escolhi os Contos Portugueses e o No pais das ultimas coisas, do Paul Auster. Nao foi o ultimo dele que leste mas sim o que mais gostaste, e como nunca o li...
 
Acho que vais gostar muito. E um livro um pouco diferente do "normal" do Auster (isso existe?) mas absolutamente fantastico.
Como vi que nas tuas leituras estao os contos exeplares, acho que tambem vais apreciar estes contos portugueses.
 
olha! Outra fa do Paul Auster! Sabes que amo do coracao esse homem? Ja noutra altura, em escritos noutros lugares, estive a fazer a critica do brooklyn follies. Livro de 2006, sem duvida. Sempre li o Paul Auster em ingles. O primeiro livro foi uma amiga que me ofereceu (a mesma que veio agora para a virginia)... ja ha muitos anos. Era a triologia das historias de NY, que me ofereceu ainda em Portugal ha 10 anos ou mais atras e em ingles. Depois desse, gostei tanto que fui lendo tudo do autor. Amo mesmo!
 
Nao conheco o do Bourdain e parece-me muito interessante. Mas acho que a primeira sugestao tua que vou seguir e' a do Camus. Ja li muita coisa avulsa dele, pela internet fora, um pedaco aqui, outro ali, uma citacao, etc... mas nunca uma obra completa. Esta na altura!

Beijoca
 
Aemina linda,
O que eu acho dificil e nao gostar. Quando falo com alguem que leu um livro do Auster e me diz "ah, gostei mais ou menos", o rotulo fica la colado: pessimo gosto literario, zero em imaginacao.
Nunca tinha lido nenhum livro dele em ingles, mas agora tenho vontade de reler tudo.
E digo-te mais... aqueles olhos, aquele sorriso, ai senhores!!!
Quanto ao Camus... e absolutamente genial, acho que vais gostar muito. O Estrangeiro e um livro que faz por muitas coisas em causa, e e tao actual que ate assusta. Recomendo!
beijos grandes, bom fds com a tua amiga, vai-te trazer uma nova corrente de energia!!
 
Ah, o Bourdain tem um programa de viagens no Travel channel, chamado "No Reservation". Eu so fa.
Deste livro gostei muito, e uma visita hilariante ao backstage dos restaurantes.
 
Pual Auster, Paul Auster, Paul Auster, Paul Auster!!!
 
Obrigada elo comentario ao meu post no GAP. Tambem eu adoro Paul Auster e lembro-me bem de quando ele foi ao Monumental ler The Red Notebook. Os livros sao uma delicia e em Ingles soam ainda melhor, nao ha duvida. Alias, quando estamos nas lonas monetarias por aqui, digo ao Vasco que havemos de sobreviver, pois o Paul Auster e a mulher sobreviveram nao sei quantas semanas a sopa de ceboal, a unica coisa que tinham em casa...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

free web counter
Read my VisualDNA Get your own VisualDNA™