quarta-feira, junho 27, 2007

 

A MALA DA CHIQUI - PARTE II

PARECE (reparem que eu escrevo parece) que o MAD ate tinha uma certa razao para estar lixado com a mala....

Segundo ele, quando se foi deitar, nao quis acender a luz para nao me acordar e por isso deu um tropecao tal na mala que ia batendo com os queixos na secretaria onde esta o computador.

Alias, quando eu cheguei a casa ao fim da tarde, tentando arrumar a minha santa roupinha enquanto refilava com ele, o esposo ficou tao indignado que ate me exemplificou como e que QUASE ia caindo (hilariante, digo-vos ja).

Eu comecei-me logo a rir....

"Ontem a noite tambem comecaste a rir !!", diz-me ele quase a fazer beicinho.

"HAAAAA??!!!???"

"Eu fiz um barulho do caracas quando QUASE cai. Disse "fucking suitcase". Dei-lhe um biqueiro (isto e a minha traducao livre, que uma palavra tao bonita como biqueiro nao existe em ingles :)) e a mala fechou-se. E tu destes uma gargalhada das tuas."

Nao me lembro de nada disto.

Mas deixo aqui as minhas sinceras desculpas AO MEU AMOR... sorry baby!

(Foda-se nao me posso esquecer que estou n'America, ainda vou presa por tentativa de violencia domestica ;)

terça-feira, junho 26, 2007

 

A MALA DA CHIQUI

Chegar a casa as 7 da tarde, depois de um dia de cao. Cansada, rabugenta.

Comecar a passar roupa a ferro, coisa que eu A-B-O-M-I-N-O mais do que qualquer outra tarefa domestica no Universo.

Ajudar o MAD a fazer o jantar.

As 10 da noite decidir que quero comecar a fazer a mala. La comeca a chiqui a tentar por em pratica os truques que o pai lhe ensinou (a pessoa no mundo que consegue fazer qualquer mala parecer o saco do Sport Billy). E muito complexo para eu explicar aqui....

As 11 da-se por vencida e vai para a cama. Mas a sentir-se muito bem consigo mesma, porque ja comecou a fazer a mala.

As 6 da manha acorda, faz a sua "beleze". Vai ao quarto buscar os sapatos, e... ve a mala fechada.

Devia de estar a perturbar a rota pedonal do meu querido esposo, e ele nao vai de modas e toca de fechar a mala.

Eu decido abri-la, so para me partir ainda mais o coracao porque a minha roupinha que tanto me custou a passar a ferro e organizar... estava toda espalhada ao acaso. Ai nao aguentei e saiu-me um sonoro "Este gajo deve estar a gozar comigo".

"What!?? What happened??!!", foram as palavras que lhe sairam.

Nao lhe respondi. Queria obriga-lo a passar a roupa toda e a fazer a mala de novo. Talvez...

Mas ele nunca passa roupa a ferro (nem eu, a bem dizer da verdade...). E nao sabe os truques super-secretos-eficientes-de-fazer-caber-tudo-na-mala do meu pai.

PARA O QUE EU ESTAVA GUARDADA....


segunda-feira, junho 25, 2007

 

COUNTDOWN

It's the final countdown!!!!!

Estou mais que preparada para ir para Portugal!

Aterrar em Lisboa as 6 da manha. Com o Sol ja a brilhar (ou assim eu espero...).

Ver o Sr. de bigode a pedir-me o passaporte (por acaso o ano passado, ate foi um rapaz bem jeitoso).

Descer aquela rampa e procurar ansiosa a minha familia.

Beijar e abracar os meus.

Vai ser tao bom chegar a Portugal ao fim de 1 ano de ausencia...

quinta-feira, junho 21, 2007

 

GO WEST Mr. Silva...

Diz que o Sr. Silva e a D. Maria (ja viram nomes mais tugas que estes ??) andam de visita pelos States. Disse-me a minha mae, que eu aqui nao ouvi nada....

Diz tambem que o Sr. Silva veio inaugurar uma exposicao em Washington, sobre os descobrimentos portugueses. E contactar com a comunidade portuguesa residente n'America.

Diz assim,

"Depois da inauguração de um evento organizado nos Estados Unidos para assinalar o impacto da cultura portuguesa em todos os continentes, Cavaco Silva inicia uma visita aos emigrantes com o que a Presidência da República diz ser "um recado muito importante para a auto-estima" dos que vivem fora: a ideia de um Portugal prestigiado pelos norte-americanos."
in Publico online
Ora agora digo eu ao Sr. Silva, muito obrigada meu amigo. O meu ego esta la nos pincaros.
De facto sabemos muito bem espalhar o nosso nome pelo mundo. Oh, e verdade!!
Os descobrimentos, ja me esquecia. O nosso orgulho maior. O unico pelo qual somos prestigiados.
Diz que os senhores se vao ficar pela costa Leste.
Que pena... Gotava tanto de lhe dar 2 beijinhos... Ao Sr. Silva e a D. Maria.
Nunca ouviram dizer "GO WEST??"

quarta-feira, junho 20, 2007

 

Livros que ando a ler

Num post que a Tuxa escreveu os livros que anda/andou a ler nomeava 5 pessoas para fazerem o mesmo (sim, LER!) sem mencionar nomes ou blogs. Aqui a chiqui, que como e mesmo uma infeliz, ta sempre na esperanca que alguem a nomeie para alguma coisa (so para poder dizer, nao vou nada fazer isso! que parcoice tao grande! :)) clicou numa palavra e vim ter ca ao blog.

Acho que quer dizer que a tuxa passa o desafio a moi, mas se assim nao for, paciencia, porque me apetece dissertar sobre os livros que ando a ler...


KITCHEN CONFIDENTIAL (Anthony Bourdain)


Adorei este livro, que terminei na segunda-feira. O Tony (para os amigos) e um chef americano, que tem o seu proprio programa de televisao, onde viaja por todo o mundo e come as coisas mais incriveis que voces possam imaginar. Para alem do programa ser fantastico, o Tony tem um estilo bad boy/nice boy ... um borracho de cabelos grisalhos!

O livro e uma especie de auto-biografia. New York nos anos 70, 80. A sua escrita e simples, inteligente, e muito divertida. Recomendo.



THE BROOKLIN FOLLIES (Paul Auster)


Este estou quase a terminar (tenho a mania de ler 2 livros ao mesmo tempo).
Paul Auster e um dos meus escritores favoritos. Desde que me tornei numa leitora "de verdade", ainda adolescente, que os livros dele me acompanham. Quando ele foi a Portugal, a cerca de 3 anos atras, fui ve-lo a Culturgest. Uma sessao de leitura, perguntas e respostas, no fim um autografo no livro de Auster que eu mais gosto "No pais das ultimas coisas". E fiquei a gostar ainda mais dele.

E um livro muito bom. E descobri que ler Auster em ingles e ainda melhor...


O ESTRANGEIRO (Albert Camus)




Um dos livros da minha vida. A primeira vez que o li, fi-lo de um folego so. Numa noite. De vez em quando gosto de o reler. Quando preciso relativizar a minha vida.

Reli-o recentemente. Faz-me sempre repensar. Tudo.





ONDE A TERRA ACABA/FROM THE EDGE (Contos Portugueses)



A minha mae comprou este livro para o MAD. E um livro bilingual, de contos de autores portugueses. Gosto muito de livros de contos, de historias curtas e incisivas.

Ambos adoramos o livro.





POESIAS COMPLETAS (Mario de Sa-Carneiro)


Lembro-me perfeitamente quando a minha mae comprou este livro. Do momento em que o pos na estante. Estranhas estas nossas memorias selectivas...
E de como eu gostava, de vez em quando, de o folhear ao acaso.

O ano passado enquanto vagueava pela FNAC reencontramo-nos. Trouxe-o comigo. Vive agora na minha mesa de cabeceira. As vezes leio um poema seu mesmo antes de dormir, na esperanca que me inspire os sonhos...

Etiquetas:


terça-feira, junho 19, 2007

 

VIVA EU..... Queen for the rest of the week!!

Nao ha como uma"power-trip" para por o nosso animo para cima. A zeze agua-pe e o jay aguadente foram para uma conferencia e... deixaram a chiqui responsavel pela adega

Por isso, hoje de manha, foi so brilhar com o big boss!!

Era a chiqui a mandar bitaites de enologia.

Era o chefe a elogiar as capacidades de decisao e chefia da chiqui.

E a chiqui a sonhar que mandava nisto tudo...

DREAM ON CHIQUI

Etiquetas: , ,


segunda-feira, junho 18, 2007

 

O MAD afinal tambem e gajo...

Tou com uma neura que nem posso. Bem, para falar verdade verdadinha, hoje ate ja estou um bocadinho melhor. Ja consigo mostrar os dentes, num breve sorriso amarelo. PRECISO DE ESCREVER ESTA HISTORIA, para ver qual e o sentido disto tudo.

Sabado, final da tarde. Vamos a uma festa de anos de um amigo do MAD, um churrasco.
Nos fomos de carro com a Bonifacia Pe-de-Vento e a Lili Pelo-Branco,duas grandes amigas nossas. Cinquentonas, um bocado doidas.

Este pequeno filme passa-se num lindo quintal, com tudo verdinho, muito bonito, com mais ou menos 30 pessoas. A maior parte das pessoas, nos nao conheciamos.
Nos fomos dos primeiros a chegar a festa, por volta das 4 da tarde. Sentamos ca fora, na conversa da treta, a beber umas cervejas. Bonifacia, depois de 3 cervejas tinha uma piela jeitosa (parece que teve uma crise de reumatico e tomou uns relaxantes musculares antes de sair de casa, que misturados com alcool foram explosivos).

Ai por essas 5 da tarde, surge uma rapariga com uma t-shirt de bombeira, e comeca a falar com o MAD e outro amigo nosso. Mas eu, rata velha, topeia-a logo todo delicodoce com o anormal do meu esposo. E ria-se, e ai que ser bombeira e tao fascinante, e ai que eu sou tao corajosa....
Desapareceu passado 15 minutos, e eu nem disse nada ao MAD, pensei:
"La estas tu feita ciumenta....ta mas e sossegadita, enjoy the party"

A festa continua. Musica boa, comida melhor. Companhia excelente.

La pelas 9 da noite, a Bonifacia (ai ja bem para la de Bagdad) desaparece. Chiqui vai em busca da amiga. Porta de um dos quartos da casa abre-se, umas 5 pessoas la dentro. Oico a Boni a gritar pelo meu nome.
Estava agarrada a um grande cachimbo, a fumar erva. Chiqui consegue arrasta-la de la a muito custo (mas nao sem antes moi meme, lhe dar umas boas bafuradas...).

Chegamos as duas la fora, e depois de uma luta de 2 minutos para conseguir sentar a Boni, sento-me eu e um milesimo de segundo depois chega a bombeira outra vez. Diz a querida:
"Este rapaz esta a incomodar-vos? ah,ah", sendo este rapaz o MAD.
Senta-se. Comeca a fazer-se ao MAD de uma maneira escandalosa. MAD apresenta os amigos na mesa, e quando chega a minha vez diz: "e esta e a chiqui". Assim. Come se chiqui fosse sinonimo de Maria-cachucha e nao a mulher dele.

A gaja comeca numa conversa... olha conversa de merda, de engate. MAD olhava para mim com aquela cara de parvo que so os homens sabem ter quando tem uma gaja a fazer-se a ele:
"eu nao tenho a culpa... de ser tao irresistivel...."
MAD finalmente mete na conversa, assim como quem nao quer a coisa, que nos os dois somos casados. A PUTA DA BOMBEIRA PENSOU QUE ELE ESTAVA NO GOZO. E continua a morder o meu marido a minha frente que nem gente grande.

Nesta altura a nossa mesa parecia saida de um FILME MAU, MUITO MAU.
Boni gritava para a bombeira:
"Tas-te a passar? A engatares o MAD com a mulher dele a tua frente.Sua cabra.Sua ..." (chiqui teve que acalma-la porque ja estava toda a gente a olhar para nos)
A bombeira ria-se porque pensava que estavamos no gozo.
A LILI olhava para mim e dizia-me "calma"
Eu so pensava "bendita a hora que dei umas baforadas valentes naquele cachimbo, senao havia aqui galinhagem da grossa"
O MAD mostra , FINALMENTE, a mao com a alianca, e diz-lhe:
"Nos somos mesmo casados. Nao estamos no gozo"

A bombeira cai em si. Fica de todas as cores e diz: "Estou tao envergonhada"
Ao que a chiqui finalmente diz a gaja, sempre com um sorriso nos labios:
"Nao vale a pena ficares envergonhada!! Porque e que nao te levantas e vais procurar alguem solteiro para levares contigo para casa?"
Aqui a Boni comeca a rir e gritar ao mesmo tempo. "Assim e que e chiqui. Tu diz-lhe. Tu faz-lhe..."
Era altura de irmos embora. Levamos a Boni quase em bracos ate ao carro.
MAD ENTRA NO CARRO E DIZ:

"ANTES QUE DIGAM QUALQUER COISA... NOS ANDAMOS UM COM O OUTRO"

Brigamos o resto do fim-de-semana. Tou com uma neura que nem posso.
Ele acha que eu tou a ter uma crise de ciumes gigante, e que nao tenho nada que estar assim zangada com ele.
Mas o que me magoa mais foi o facto de ele nao me ter dito quem ela era, logo depois de ela ter aparecido. Deixou-me sem armas para me defender. Porque eu pensava que era so uma tipa qualquer a fazer-se a ele. Mas alguem do passado...

Aquilo que eu vos quero perguntar e:
"tou certa?"
"tou a ser exagerada"

"OU ESTOU ABSOLUTAMENTE CERTA!!"

Etiquetas: , ,


quinta-feira, junho 14, 2007

 

FACADA UNIVERSITARIA

Acabo de ouvir na radio que um estudante deu uma facada no presidente da escola de direito.
E nao, isto nao se passou aqui n'America, mas sim em Braga, na Universidade do Minho.

O aluno entrou no gabinete do professor, comecou a atirar objectos que estavam na secretaria para o chao, e a seguir chinou-o umas quantas vezes. O prof. esta bem, segundo dizem.

O mundo academico , em Portugal, e cheio de vicios de merda. Professores que nao sao avaliados, e que ate gostam de bradar aos 7 ventos o quao dificil e passar nas suas disciplinas. Conheco, inclusive, o caso de um aluno que para fazer a ultima cadeira do curso teve que pedir transferencia de universidade, porque a professora lhe disse "nunca vais conseguir passar enquanto eu for professora aqui." Este sera um caso in extremis, mas eu tambem senti a frustracao de ver e ouvir professores orgulhosos em terem 80% de chumbos nas suas disciplinas.

Nao estou de forma nenhuma a defender o que este aluno fez.

So que, sinceramente, nao estou assim tao surpreendida. Poderei ate dizer que me espanta que isto nao tenha acontecido mais cedo.

Etiquetas:


quarta-feira, junho 13, 2007

 

meu rico Santo Antoninho...


Hoje e dia de Santo Antonio.
Eu nao sou crente, mas sou muito devota de Santo Antonio.

Vem esta devocao da minha avo R., nascida e criada em Alfama, que nos transmitiu este amor. Pelo menos a todas as mulheres da familia.

Teria eu uns 7/8 anos, deu-me uma nota de 20 escudos do Santo Antonio, e eu disse:

"Avo, isto e para comprar o que eu quiser, nao e?"

"Nao, isso e para guardares na tua carteira. Nunca te separes dela. Santo Antonio e tao poderoso, que ate atraves de uma nota te pode ajudar."

E hoje acredito no meu Santo Antoninho. De verdade. Nao ha no meu coracao duvidas nenhumas do quanto ele me tem ajudado ao longo destes anos. E aqui na distancia do quanto ele me protege, tal e qual a avo prometeu.

Ainda hoje guardo a nota na minha carteira.

terça-feira, junho 12, 2007

 

o passar dos dias

Enquanto conduzia para a adega esta manha, revi mentalmente o que tinha para fazer hoje. Um dia semelhante a tantos outros. Senti a monotonia a tomar conta de mim, ou como eu lhe gosto de chamar, a "vidinha". A rotina, a repeticao dos dias.

Sentir como se os dias fossem copias uns dos outros, so que uns mais nitidos, outros um pouco mais desfocados. Voces sabem o que isso e...

Hoje de manha resolvi ligar ao meu avo. Perguntava-me sobre o final de semana, conto-lhe sobre o concerto da cesaria. Remata O SABIO de 87 anos:
"aproveita minha querida, aproveita bem a vida porque 80 anos passam a correr. A vida so dura um bocadinho."

E acho que me sinto ainda mais com a neura.... OH DEUS....

p.s.

"aemina" darling, isto era para ser uma resposta ao teu post, mas comecou a alongar-se.... e como num passe de magica tornou-se num post

Etiquetas:


segunda-feira, junho 11, 2007

 

MINHA QUERIDA cesaria

Ver finalmente a Cesaria.

Sonhar com a minha tao desejada viagem a Cabo Verde.

Ver um auditorio, quase cheio, rendido a diva no final do espectaculo. Quase todos dancavam.

Chiqui cantou Sodade ao desafio com a Cesaria (pelo menos segundo o MAD...)

muito, muito bom!!

 

this is it...



A-C-A-B-O-U....

Ontem a noite a America parou, para saber qual o destino do T. e sua familia.

O nosso pequeno lar tambem parou. Cozinhamos pasta al pommodoro, em homenagem a nossa querida FAMIGLIA. Bebemos vinho tinto.

Mais nao digo... por agora.



" I find I have to be the sad clown,
laughing on the outside,
crying on the inside"
Tony Soprano, episode 1

Etiquetas: ,


sábado, junho 09, 2007

 

dreams...

Chiqui sentada ao balcao do bar do costume. Conversa com amigos.
De repente uma voz rouca, sexy pergunta:
"Este banco esta ocupado?"
era o Brad Pitt.

e esta linda historia nao passa de um sonho que eu acabei de ter...

sexta-feira, junho 08, 2007

 

poor paris

Paris Hilton ja voltou para a prisao (olha la ela a chorar tao triste.. :((

AND???? podem voces perguntar.

AND... o povo acha bem, porque se qualquer um de nos pobres mortais anonimos fosse apanhado
"drunk driving", e depois de ter a carta de conducao suspensa fosse detido mais 2 vezes a conduzir com os copos, iria direitinho para a prisao (sem direito a passar na casa da partida e receber 2 contos).

A MENINA viu a pena reduzida, e depois de 3 dias no chilindro, foi mandada para prisao domiciliaria na sua mansao de Beverlly Hills.

Hoje foi ouvida em tribunal, onde nenhum documento a provar a sua debilidade mental tinha chegado, e foi mandada de volta para a prisa.

Centenas de mulheres reclusas enviaram emails para delegacias de policia da California, todas elas a cumprir pena por infracoes, crimes que cometeram, em prisoes com o triplo da capacidade. Muitas delas verdadeiramente deprimidas, traumatizadas.

Mesmo que todo este circo se deva aos media, AT LEAST, ainda ha uma pouco de justica in THE LAND OF FREEDOM

Etiquetas:


quinta-feira, junho 07, 2007

 

A morning in Napa Valley

Acordei bem cedo esta manha. Ja sabia que ia ser uma inicio de dia bom. Mas teimo em querer esquecer que ir ver as vinhas supera sempre todas as minhas expectativas.

As 7 da manha estava a abrir o grande portao de ferro da minha vinha preferida, McFeely, bem no coracao de Napa Valley.

O sol ja brilhava. Nao a medo, mas cheio de forca. A neblina nocturna que cobre o vale durante a noite ja quase nao existia. Apenas uma restea, para me provar que sim, que o dia ainda estava a comecar.

Inspirei o ar puro. Comecei a caminhar nas entrelinhas dos nossos vinhedos. Os meus pes esmagavam os torroes de terra, enterrando-se no solo, e isso soube-me bem. As plantas estavam lindas, com a canopia bem verde, os cachos ja bem formados. Fila acima, fila abaixo.

E a minha revelacao, enquanto fumo um cigarro (o primeiro do dia...) sentada a admirar "a minha vinha". De que a vindima esta quase ai, e como todos os anos desde que comecei, um frio na barriga toma conta de mim. E bom e assustador. E nao me deixa esquecer qual e o sonho que eu corro atras, a milhares de quilometros dos meus. Fazer o meu vinho.

terça-feira, junho 05, 2007

 

a primeira frase

No domingo a tarde tive um "tete-a-tete" com o Sr. MAD.
O jovem (bem, nem tao jovem assim...). O rapaz (!) anda obcecado com maquinas do bricolage. Ele e rebarbadoras, serras electricas, e outras que tais que eu nem sequer sei o nome. A umas semanas atras ate construiu uma nova mesa de trabalho (coisa boa, de categoria!, diz-me ele enquanto olha para a mesa com ar de orgulho, entre o ambasbacado e perfeito anormal).
Sabado a noite fomos sair com amigos. Chegamos a casa ja perto das 3 da manha. Diz-me o rapaz:
"Ah e verdade... (assim como quem nao quer a coisa) Comprei uma maquina nova para a minha oficina." e faz um sorriso de puto apanhado em falta pela mae. So que com os copos, claro...
Diz a chiqui: "Ah sim? Entao e quando e que a compraste?"
"A semana passada..." (disse isto com a voz a sumir-se um bocadinho)
A chiqui, nada!! "NO COMMENTS"

No domingo a tarde, sentados a ler e a parvar com as noticias do jornal, vejo um anuncio de mais maquinetas-adoradas-do-mad.
"Olha!! Da aqui uma espreitadela, pode ser que vejas mais alguma coisa que precises...

(chiqui com voz indesfarcavelmente ironica. e que foi tao ironica que ate em ingles dava para perceber isso...)

Diz o MAD, "Por acaso..."

E nao terminou, porque eu me levantei e comecei a passar-me. Em portugues.
Quando isso acontece... e porque eu estou mesmo ceguinha. Ceguinha de nervos. Tanto que nao ha ingles que me salve.
"E isto nao pode ser. Pro que eu tava guardada, caralho. Qualquer dia nao se consegue entrar na garagem. GARAGEM??? qual garagem, qual que!! o escritorio do Sr. MAD..... (BLA,BLA,BLA durante quase 5 minutos)"

MAD: " VALHA-ME DEUS PARA MIM"

fiquei tao contente com uma frase completa em portugues, que me comecei a rir feita parva, e lhe fui dar um abraco.

mad - 1
chiqui - 0

As mulheres sao mesmo estupidas, pa!!!
(tou a dizer no plural, assim do tipo... solidariedade feminina tambem serve para dividir a parvoice alheia :)

Etiquetas: , ,


segunda-feira, junho 04, 2007

 

O HOMEM DAS GOMAS

Sabado tive que vir trabalhar. Houve um evento aqui na adega, e eu e o Jay Aguardente fomos voluntarios a forca. Os convidados fizeram os seus proprios lotes de vinho a partir de vinhos provenientes de 4 vinhas distintas (o que os fez sentir como enologos). A seguir houve almoco na zona de piqueniques da adega.


Na mesa onde fiquei estava sentado um senhor absolutamente hilariante. Conversa puxa conversa, e ele la me diz qual e a sua profissao. E candyman, ou seja, e o responsavel por fazer as gomas numa fabrica enorme.


Dai em diante foi um fartote de rir, com a descricao dos diferentes sabores que existem, de como se fazem. Diz ele que um dos mais populares e "macacos do nariz", e que como e obvio, nunca ninguem sabe qual e o gosto, porque ninguem quer dizer que ja provou um macaquito :))


Aqui vao alguns dos sabores e formatos mais "apetitosos" foram encomendados pelos produtores dos filmes do Harry Potter, tal e qual como aparecem nos livros.

relva, lama, vomito (???), salsicha, ovo podre, serodio das orelhas, pickles, vermes

delicioso, nao acham??? vai uma gomazita???


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

free web counter
Read my VisualDNA Get your own VisualDNA™